FRASES

"Viver e não ter a vergonha de ser feliz"

quarta-feira, 13 de abril de 2016

Por que a Segurança do Trabalho ainda encontra resistência?


























Por Marcone Silva*

13/04/2016
Implementar uma Política de Saúde e Segurança do Trabalho em uma empresa (principalmente as pequenas e médias), muita das vezes se torna algo extremamente difícil e penoso para os profissionais envolvidos nesta missão. Isto se dá por alguns mitos e desinformações que ainda cercam de dúvidas este tema tão importante para nossa sociedade. Alguns empregadores e empresários insistem em ter uma visão 
equivocada e distorcida das Políticas de Saúde e Segurança do Trabalho dentro das empresas. Dentre alguns desses mitos está o que diz que para se implantar uma Política de Saúde e Segurança é necessário destinar altos recursos financeiros, o que não é - até certo ponto - verdade, eu digo isso por que os custos são muito relativos, variam de acordo com o ramo de atividade da empresa, o tipo de projeto que se deseja implantar, os objetivos e metas que se deseja alcançar e o principal, que é, como esses custos serão administrados e de que maneira serão investidos. Com vários fatores podendo interferir no valor final do projeto, como: negociação com fornecedores, treinamento de colaboradores, monitoramento dos processos, etc. Isso para citar apenas alguns exemplos.
E os equívocos não param por aí. Muitos empregadores acham desnecessária a contratação do profissional de  Saúde e Segurança do Trabalho, considerando um custo supérfluo para a empresa, o que é mais um erro grave. De acordo com a legislação em vigor, as Normas Regulamentadoras (NRs) são de observância obrigatória pelas empresas, seja ela pública ou privada, independente de seu porte ou estrutura. Ou seja  uma empresa que não se enquadre nos quadros  de dimensionamento da CIPA e/ou do SESMT, por exemplo, não está desobrigada de cumprir a legislação pertinente. Portanto a observância das NRs e seu cumprimento se torna imprescindível para o bom funcionamento das empresas e para  a saúde e segurança de seus colaboradores.
Exposto alguns dos motivos que contribuem para essa dicotomia, cabe a todos nós uma grande reflexão sobre a complexidade do tema. Implementar uma Política de Saúde e Segurança exige sim custos, como qualquer outro programa. Algumas empresas são desobrigadas de implementar programas mais complexos, mas, de acordo com a legislação vigente toda empresa deve atender e cumprir as NRs e toda legislação trabalhista pertinente. Com tudo, é necessário enfatizar a relação custo x benefício de uma Política de Saúde e Segurança  no Trabalho nas empresas. Com os ganhos alcançados em produtividade, qualidade de vida, credibilidade, erradicação de multas, ambiente de trabalho harmonioso, colaboradores motivados, qualificação da mão de obra e o mais importante: a construção de uma sociedade engajada e comprometida com a Saúde e a Segurança no Trabalho. Assim, todos, empregadores e empregados, só tem  a ganhar.
A Segurança do Trabalho não é uma vilã que drena recursos e tira investimentos das empresas, pelo contrário; a Segurança do Trabalho é um grande e estratégico investimento (que não se pode prescindir) para a atual e as futuras gerações de nosso país. Este é nosso maior legado.



*É TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHOADMINISTRADOR E EDITOR DO SITE: http://tstmarconesilva.webnode.com/


Nenhum comentário:

Postar um comentário